quarta-feira, 3 de setembro de 2014

5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross


Limeira foi escolhida para sediar a etapa semifinal do Campeonato Brasileiro de Motocross deste ano e deverá ser inserida no circuito da categoria. A pista, localizada no Horto Florestal, passará por uma reformulação para atender aos padrões de qualidade da competição, o que tornará o município referência na região e no Estado para a prática do motocross. A expectativa é que a etapa, marcada para o dia 14 de setembro e que pode definir os campeões das categorias, reúna 20 mil pessoas, fomentando o turismo e a economia da cidade.
A realização da prova em Limeira marca ainda os 30 anos do motódromo no Horto Florestal e o retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross ao Estado de São Paulo.
No último fim de semana, 12 e 13 de abril, o chefe do Gabinete do prefeito, Marco Aurélio Magalhães Faria Júnior, e o vereador Dinho, estiveram em Três Lagoas (MS) para acompanhar a abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross e ver de perto toda a estrutura do evento. A viagem partiu de um convite do presidente da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Firmo Henrique Alves, que no dia 28 de janeiro esteve em Limeira para conhecer a pista do Horto Florestal e inserir a cidade no calendário da competição.
Conforme Faria Júnior, alguns pilotos do município procuraram a prefeitura para pedir apoio ao motocross e relataram que há mais de três anos o Estado de São Paulo não abrigava uma etapa do Campeonato Brasileiro da categoria. A partir daí, foi feito o contato com a CBM, que aprovou a iniciativa.
“O Campeonato Brasileiro de Motocross, depois do futebol, da Stock Car e da Fórmula Truck, é o esporte que mais tem público no Brasil”, declarou Alves. Os números comprovam a força do motocross. Apenas no Estado de São Paulo são cerca de 5.000 pilotos. Em dias de provas, a caravana movimenta 2.000 pessoas ligadas diretamente ao evento e atrai um público que varia de 15 mil a 20 mil pessoas. Também conta com a transmissão dos canais ESPN.
PARCERIA
Para comportar toda essa estrutura, a Prefeitura de Limeira e o governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, fecharam uma parceria. De acordo com o chefe do Gabinete, a prefeitura vai remodelar a pista e haverá a instalação de arquibancada, torre de cronometragem, sala de imprensa, boxes dos pilotos, camarotes, palco e outras adaptações que forem necessárias. “Uma competição desse porte é importante principalmente para o turismo e economia da cidade, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio”, declarou Faria Júnior.
A etapa de Limeira será a sétima do circuito e a penúltima do campeonato. Por isso, a expectativa é que os campeões de cada categoria sejam definidos. “Pode ser a etapa mais decisiva de todas, porque é nessa fase final que a maioria dos títulos é decidida”, declarou o presidente da CBM.
CONTINUIDADE
Segundo Alves, o objetivo é que Limeira seja inserida no calendário oficial da Confederação e que seja realizada uma prova por semestre na cidade, uma válida pelo Brasileiro e outra pelo Campeonato Paulista. Em paralelo, fazer com que o motódromo do Horto atenda aos pilotos da região e seja usado em treinos. “As atividades poderão ser semanais, atendendo a região e fomentando o turismo. Limeira terá a única pista homologada pela Confederação no Estado”, declarou.
O Campeonato Brasileiro de Motocross é dividido em oito etapas, sendo serão disputadas em Limeira as categorias: MX1 (motos até 450cc, pilotos de 15 a 55 anos); MX2 (motos até 250cc, pilotos de 14 a 23 anos); MX3 (motos até 450cc, pilotos homens com idade a partir de 35 anos e mulheres a partir de 17 anos); Junior (motos 65cc e pilotos de 7 a 12 anos); 50cc A (pilotos de 5 a 7 anos); e 50 cc B (motos até 50cc, pilotos de 8 e 9 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário