segunda-feira, 16 de setembro de 2013

4ª Feira de Patchwork acontece entre 19 e 21 de setembro


Nesta sexta-feira (13), ocorreu o lançamento da IV Limeira Patchwork, que será promovida de 19 a 21 de setembro, das 13 às 20 horas, no Centro Municipal de Eventos. Organizada pelo Centro do Professorado Paulista – Regional de Limeira (CPP), com apoio da Prefeitura do município, a feira desponta como referência em assunto relacionado ao patchwork – uma arte com várias técnicas que envolve a união de retalhos de tecido em algodão puro, criando diversas misturas e formatos.

De acordo com a diretora-geral do CPP, Doracy Alves da Costa Arcaro, são 90 expositores, contando com a participação de artistas limeirenses e da região. Também há artesãos de outros estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná. “Queremos repetir o sucesso da última edição, quando passaram pela feira cerca de 10 mil pessoas em três dias. A cidade tornou-se um ponto de referência com este evento”, destacou.

É o que atesta Eliane Torres, mais conhecida como Annie, uma expositora do Rio de Janeiro e que participará do evento pela primeira vez. “Escolhi Limeira por excelentes referências. Participei de grandes feiras de patchwork e outros expositores indicaram a feira de Limeira. Como artista plástica, trata-se de uma forma de mostrar meu trabalho”, destacou.

Para o secretário da Cultura e de Turismo e Eventos da cidade, Nivaldo Pereira de Menezes, a Limeira Patchwork é uma forma de descobrir novos talentos. “Por ser uma feira com nome nacional, também é uma oportunidade para a dona de casa se tornar uma microempresária”, disse.

O vereador de Limeira, José Farid Zaine, durante o lançamento da feira, destacou que o evento só se tornou possível graças ao envolvimento de pessoas que amam o patchwork. “São apaixonados pela técnica”, ressaltou. Também participaram do lançamento artesãos de Limeira, representantes do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) e do Coseas (Coleta Seletiva Auto Sustentável).

Além do reunir amantes da técnica de patchwork, a feira contará com exposição e vendas de produtos, área de alimentação e, entre as novidades deste ano, restaurante sob chefia do Manjar do Marquês, a preços populares.


HISTÓRIA – A ideia de se criar uma feira começou em 2006, com uma reunião de educadoras limeirenses que fizeram uma exposição de seus trabalhos de patchwork. A partir daí, em 2010, o CPP promoveu a primeira feira, que contou com 26 stands. “Foi um trabalho que começou pequeno e tomou grande dimensão. Hoje estamos em nossa quarta edição e com lista de espera de expositores para 2014”, destacou Doracy.

OFICINAS – O evento contará ainda com uma série de oficinas e aulas demonstrativas de técnicas de patchwork. Entre elas, destaca-se a oficina de pintura e bordado de rostinhos, a ser ministrada no stand Casinha de Bonecas. Com valor gratuito, será cobrado R$ 20 pelo material. Serão formadas quatro turmas de cinco alunos cada, nos horários das 14h, 15h, 17h e 18 horas. As inscrições e as aulas serão no stand, com a expositora Claudia Barbosa Figueiredo.

Também haverá aulas demonstrativas da técnica de patch apliquê no stand Vera Portela Ateliê. O patch apliquê é uma técnica em que é preciso tecido de estampas diversas, papel termocolante, agulha, linha e ferro de passar. Faz-se um desenho no papel termocolante e, então, é passado o ferro em cima do tecido com o papel. Depois de colado, o tecido é recortado e costurado no local em que será aplicado.

Nos stands Hartha – Pachwork by Taís Pacini  e Fissura Brasil – Cartonagem, haverá demonstrações na área de cartonagem e patchwork com duas versões de alfineteiro e porta lenço de papel.

Já no stand Annie´s Dolls, será ministrado um workshop de bonecas. Com valor de R$ 250,00 (inclui projeto, roupa, kit para montagem e aula), os participantes aprenderão, em uma aula, a montar uma boneca. Serão duas turmas por dia, uma às 13h e outra às 17 horas, sendo necessária inscrição prévia. Para mais informações: (19) 3713-4548 (Ana Beatriz).

COLETA SELETIVA – Durante o evento haverá o programa de coleta seletiva Guardiões do Meio Ambiente, desenvolvido pelo Ceprosom e pelo Coseas (Coleta Seletiva Auto Sustentável). Serão disponibilizados coletores de recicláveis, além da participação da mascote do projeto. O material recolhido será encaminhado a um centro de triagem e o valor obtido com a venda é dividido entre os integrantes do programa ambientalmente correto.


SERVIÇO
IV Limeira Patchwork
De 19 a 21 de setembro, das 13 às 20 horas
Local: Centro Municipal de Eventos (Antiga Lival)
Av. Maria Thereza de Barros Camargo, 1525 – Limeira – SP
Entrada e estacionamento gratuitos
Informações: (19) 3713-4548 / 3713-4549 / 3441-1229

Nenhum comentário:

Postar um comentário